Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Baixa contaminação de COVID19 em São Gonçalo, região metropolitana do Rio

Região com mais de um milhão de habitantes na região metropolitana do Rio de Janeiro possui baixo risco de contaminação. Boa notícia para os gonçalenses

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Baixa contaminação de COVID19 em São Gonçalo, região metropolitana do RioSão Gonçalo apresenta baixo risco de contaminação por coronavírus, segundo os dados destacados pelos índices que mediram a transmissão da doença na semana epidemiológica 06/2022 (de 6 a 12 de fevereiro). A cidade contou apenas dois pontos na mudança de presos.

Os outros índices não pontuaram. Apesar da queda e do baixo risco de contaminação, a Secretaria Municipal de Saúde e Proteção Civil de São Gonçalo orienta sobre a manutenção das medidas sanitárias para evitar o contágio.

Portanto, o Gonçalense deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento de pelo menos um metro de outras pessoas, lavar as mãos ou se higienizar com álcool gel e usar máscara. 

Na semana 06/2022, os indicadores apontaram 32% de ocupação de leitos de UTI adulto (0 ponto). Na semana anterior, eram 62% (2 pontos). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 18% (0 ponto). Na semana anterior foi de 36% (0 ponto). A variação de óbitos pelo coronavírus ficou com 0,43 (0 ponto). Na semana anterior ficou em 1,5 (4 pontos). A variação de pacientes internados ficou em 0,6 (2 pontos). Na semana anterior foi de 0,8 (2 pontos). E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -99% (0 ponto) contra -97% (0 ponto) na semana anterior.

Para determinar a fase de risco, são avaliados cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermagem, variação de óbitos por covid-19, variação de casos novos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município conta pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (estágio 1) - o de menor risco (faixa de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (estágio 5) o de maior risco de contaminação (escore superior a 40).

É importante observar que as avaliações de confirmação de óbito mudam diariamente e podem se referir a datas retrospectivas devido ao processo de realização da vigilância epidemiológica com base nos resultados dos exames dos pacientes.

Com informações da secretaria de saúde da Prefeitura de São Gonçalo.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos