Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Anvisa aprova mais dois auto testes de covid por saliva

Saliva da pessoa deverá ser utilizada como teste de CODIV19. Em Breve estes autotestes estarão disponíveis nas prateleiras dos comércios para quem quiser realizar o teste por conta própria

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Anvisa aprova mais dois auto testes de covid por salivaBRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou dois outros autotestes para Covid-19, sendo um deles o primeiro autorizado no país a usar saliva em vez de secreção nasal. A autorização dos produtos foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. No total, a Anvisa já aprovou quatro autoavaliações

O autoteste é aquele em que a pessoa realiza pessoalmente todas as etapas, sem a necessidade de auxílio de um profissional ou laboratório. A Anvisa ressalta a importância de ler as instruções antes de fazer o teste.

O teste de saliva foi registrado pela empresa Eco Diagnóstica Ltda, e será fabricado no Brasil. A pessoa deve cuspir em um copo. Haverá uma varinha como os testes de nariz, mas ela só será usada para transferir uma certa quantidade de saliva do copo para um tubo. 

O outro teste aprovado foi desenvolvido pela empresa Kovalent e utiliza um swab que deve ser inserido no nariz. Será produzido no Brasil e poderá ser adquirido nas versões com um, dois ou cinco testes.

A agência explicou que, para a concessão do registro, foram avaliados critérios como segurança, desempenho, atendimento aos requisitos legais e usabilidade, ou seja, se as orientações e instruções estão em linguagem simples e com figuras ilustrativas que permitem o uso correto do produto. .

A Anvisa também destacou que, independente do resultado, medidas como uso de máscaras, vacinação e distanciamento físico reduzem as chances de transmissão do vírus, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter lançado nota que somente os doentes devem utilizar máscara. A entidade prega "um uso racional das máscaras". 

Muitas cidades no Brasil já multam quem sair pelas ruas sem utilizar as máscaras contra a doença.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos