Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
A vacinação das crianças entre cinco e 11 anos contra a Covid-19 começa no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Como preparação para esse novo momento da campanha, a Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, promoveu nesta quarta-feira (12/01) uma capacitação virtual às equipes de imunização. Os tópicos abordados foram as estratégias de adesão e aceitação da vacinação para esse público infantil e suas famílias.
Na abertura da atividade, transmitida ao vivo pela internet, a secretária Arita Bergmann destacou algumas particularidades nessas idades.
“É momento no qual os vacinadores terão uma família para acolher nas unidades básicas de saúde, o que deve ser feito com todo o zelo, cuidado e afeto, com uma comunicação clara para recepcionar esse público especial”, frisou.Uma das convidadas para a capacitação foi a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda. Um dos pontos que ela ressaltou foi de que, apesar do risco da covid-19 em crianças tenha se mostrado baixo em relação as demais idades, ele não é desprezível. “Ela é uma doença que pode deixar sequelas, a chamada covid longa, que ainda nem sabemos todas as consequências a longo prazo que pode causar”, afirmou.
A reitora também falou do processo de validação, testes e ensaios clínicos feitos com a vacina antes da liberação ao público, uma das principais dúvidas que podem surgir de pais e responsáveis.
“Já temos hoje no mundo mais de oito milhões de crianças vacinadas dessa idade, sem registro de efeitos que causem qualquer tipo de receio quando à dose”, aponta.
Esquema e cronograma da vacinação infantil
A vacinação dessa população está prevista para começar na próxima quarta-feira (19/01). A data depende de confirmação do envio de doses pelo Ministério da Saúde, já que essa dose da Pfizer para as crianças é diferente da disponível para a população de 12 anos ou mais.Os primeiros vacinados serão os cerca de 96 mil meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As demais crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês de janeiro, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde.
Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.
Debates sobre a vacinação infantil
As instituições governamentais pelo Brasil tem debatido sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação infantil. Veja a seguir um médico estudioso especialista no assunto falando sobre a questão em uma audiência pública.
Com informações da secretaria de saúde do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação.