Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos
Brasil - O governo federal iniciou mês passado a campanha contra a gripe e vai até o dia 3 de junho. Lembrando que é somente a campanha de conscientização e fortalecimento da mão de obra para aplicação da vacina nos quadros da saúde. Mas quem ainda quiser tomar a vacina vai encontrá-la nos postos de saúde próximos da sua residência.
Diante de tantas vacinas que ouvimos hoje em dia, por que mais uma seria necessária? A Vacina de COVID 19 protege contra a gripe? Quais são as contraindicações? Vamos tentar auxiliar você nestas questões nesta página. Claro, que em todas as questões médicas, é importante que você consulte um médico ou profissional da área da saúde para lhe auxiliar profissionalmente em relação a estas questões se você pode ou deve tomar ou não.
Por que preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos?
Para esta pergunta temos geralmente dois principais motivos: além de a proteção gerada pela vacina cair progressivamente seis meses após a aplicação, os subtipos do vírus da influenza mais circulantes mudam a cada ano.
"A vacina que você tomou no ano passado perde a eficácia no ano seguinte. Por isso, tem que ser atualizada todos os anos", explica o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lopes Corrêa.
Qual é a composição da vacina neste ano?
Na campanha de 2022, o Brasil utiliza uma vacina trivalente, que traz três cepas virais diferentes H1N1, H3N2 e B.A cepa H3N2, inclusive, está relacionada ao aumento de casos de gripe registrado entre o final do ano passado e o início deste ano em Minas Gerais e outros estados do país. Segundo os profissionais de saúde, a H1N1 é considerada mais agressiva se não for tratada adequadamente.
Que grupos fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação?
Na primeira fase da campanha, até 2 de maio, está prevista a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e de trabalhadores da saúde.Na segunda etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, serão vacinados:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- gestantes e puérperas;
- povos indígenas;
- professores;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente;
- forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema prisional;
- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- população privada de liberdade.
A vacina influenza pode provocar reações?
A vacina contra a gripe pode causar reações leves, como dor no local da aplicação, febre baixa e vermelhidão local."São reações não graves e, com certeza, os benefícios da vacinação superam e muito os possíveis eventos que possam acontecer", afirma a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Josiane Gusmão.
Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid?
Sim. A vacina contra a gripe pode ser administrada no mesmo dia do imunizante contra a Covid-19, exceto em crianças menores de 12 anos de idade.No público infantil, as vacinas devem ser aplicadas com intervalo mínimo de 15 dias.
Onde é aplicada a vacina contra a gripe?
A vacina geralmente é aplicada nos postos de saúde locais. Possuímos uma página onde você pode ver os postos que, segundo a prefeitura, oferecem serviço de vacinação com seus endereços e telefones que podem ser acessados no link: vacinação da minha cidade. Caso o link não aponte para a sua cidade, você pode navegar pelo site ao final desta página na área "Postos por Estados" e chegar até os postos de saúde locais.
Com informações do G1 e do Ministério da Saúde. Fotografia: Pixart.