Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Rio de Janeiro - A campanha de vacinação antirrábica terá dois dias de repescagem antes de fechar o ano. Neste sábado (11/12), a cobertura vacinal contra a raiva em cães e gatos volta aos bairros de Campo Grande, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Mendanha, Rio das Pedras, Santa Cruz, Sepetiba e Vargem Grande. Serão 10 postos de vacinação, funcionando das 9h às 16h.
Quem mora nessas regiões e perdeu a data da campanha, terá uma nova chance para imunizar o seu bichinho. A vacinação é fundamental para a saúde dos animais e também para o controle da raiva no município do Rio.
Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade e adultos saudáveis. A vacinação antirrábica deve ser renovada anualmente. No sábado seguinte (18/12), a repescagem chega a outras regiões do município, que serão divulgadas em breve.
Iniciada em setembro, a campanha foi escalonada por bairros, divididos em cinco grupos, além da ilha de Paquetá. Mais de 423 mil cães e gatos já foram imunizados em toda a cidade.
Vacina antirrábica - Por que é necessária?
A raiva é uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. A doença é uma infecção viral aguda que pode alcançar tanto animais quanto seres humanos (que podem contrair a doença por uma mordida de animais infectados). O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.
Lembre-se que Cães e gatos a partir de três meses já podem tomar a vacina antirrábica. Se você ainda não administrou a vacina esta é a hora. A vacina é totalmente gratuita.
Com informações da Secretaria Municipal de saúde do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação