Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Prefeitura promove campanha de Vacinação antirrábica na Cidade do Rio de Janeiro

Prefeitura convoca donos de PET para vacinação gratuita nos próximos dois sábados. Bela iniciativa da prefeitura em cuidar dos animais da cidade

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Prefeitura promove campanha de Vacinação antirrábica na Cidade do Rio de JaneiroRio de Janeiro - A campanha de vacinação antirrábica terá dois dias de repescagem antes de fechar o ano. Neste sábado (11/12), a cobertura vacinal contra a raiva em cães e gatos volta aos bairros de Campo Grande, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Mendanha, Rio das Pedras, Santa Cruz, Sepetiba e Vargem Grande. Serão 10 postos de vacinação, funcionando das 9h às 16h.

Quem mora nessas regiões e perdeu a data da campanha, terá uma nova chance para imunizar o seu bichinho. A vacinação é fundamental para a saúde dos animais e também para o controle da raiva no município do Rio.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade e adultos saudáveis. A vacinação antirrábica deve ser renovada anualmente. No sábado seguinte (18/12), a repescagem chega a outras regiões do município, que serão divulgadas em breve.

Iniciada em setembro, a campanha foi escalonada por bairros, divididos em cinco grupos, além da ilha de Paquetá. Mais de 423 mil cães e gatos já foram imunizados em toda a cidade.

Vacina antirrábica - Por que é necessária?


A raiva é uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.  A doença é uma infecção viral aguda que pode alcançar tanto animais quanto seres humanos (que podem contrair a doença por uma mordida de animais infectados). O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

Lembre-se que Cães e gatos a partir de três meses já podem tomar a vacina antirrábica. Se você ainda não administrou a vacina esta é a hora. A vacina é totalmente gratuita.

Com informações da Secretaria Municipal de saúde do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos