Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias.
O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame.
A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.
O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.
Hemocentro do Rio de Janeiro também fala sobre a pandemia
Em meados do ano de 2021 a instituição que fornece sangue para vários hospitais também falou sobre a pandemia e como é realizado a doação de sangue durante a pandemia:
“O processo é seguro, estão sendo adotadas todas as medidas de distanciamento social, higienização, todos os cuidados de forma que não haja nenhum prejuízo para o doador, e que ele possa fazer essa doação com o máximo de segurança”, orienta a hematologista e também gestora da Hemoterapia do IFF/Fiocruz, Marcella Vasconcelos Vaena.
Na mesma nota, no site da Fiocruz citam que uma doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas e que a diminuição da doação pode afetar os hospitais em procedimentos e cirurgias.
Requisitos para doação de sangue
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: Além dos requisitos atualizados pela ANVISA citados anteriormente nesta reportagem:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Acesse a página no site do ministério da saúde sobre doação de sangue e veja o que também os impeditivos para você doar sangue. Lá no site você também tem a tabela do "quem doa para quem" onde você pode ver qual tipo sanguíneo pode doar para qual tipo.
Como última informação e não menos importante os homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano. E as mulheres podem realizar doação de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.
Com informações de agenciabrasil, fiocruz e portal do ministério da saúde. Fotografia de Davidyson Damasceno/Agência Brasília