Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Novas regras da Anvisa para doação de sangue durante pandemia

Entidade atualiza as regras de doação de sangue enquanto durar a pandemia de covid-19. Veja os novos requisitos para doar sangue

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Novas regras da Anvisa para doação de sangue durante pandemia

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. 

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Hemocentro do Rio de Janeiro também fala sobre a pandemia

Em meados do ano de 2021 a instituição que fornece sangue para vários hospitais também falou sobre a pandemia e como é realizado a doação de sangue durante a pandemia:

“O processo é seguro, estão sendo adotadas todas as medidas de distanciamento social, higienização, todos os cuidados de forma que não haja nenhum prejuízo para o doador, e que ele possa fazer essa doação com o máximo de segurança”, orienta a hematologista e também gestora da Hemoterapia do IFF/Fiocruz, Marcella Vasconcelos Vaena.

Na mesma nota, no site da Fiocruz citam que uma doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas e que a diminuição da doação pode afetar os hospitais em procedimentos e cirurgias.

Requisitos para doação de sangue

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: Além dos requisitos atualizados pela ANVISA citados anteriormente nesta reportagem:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Acesse a página no site do ministério da saúde sobre doação de sangue e veja o que também os impeditivos para você doar sangue. Lá no site você também tem a tabela do "quem doa para quem" onde você pode ver qual tipo sanguíneo pode doar para qual tipo.

Como última informação e não menos importante os homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano. E as mulheres podem realizar doação de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.

Com informações de agenciabrasil, fiocruz e portal do ministério da saúde. Fotografia de Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos