Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Hospital em Goiânia promove ação alusiva ao setembro amarelo

Foram proferidas palestras com psicóloga para pacientes e colaboradores da unidade de saúde pública de Goiás

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Hospital em Goiânia promove ação alusiva ao setembro amareloGoiânia - Sua vida vale muito foi tema da ação alusiva à campanha ‘Setembro Amarelo’ promovida pelo Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS). Com o objetivo de abrir caminho para conversar sobre suicídio, a psicóloga Larissa Arantes de Melo informou aos pacientes que aguardavam atendimento na unidade do Governo de Goiás sobre os possíveis sinais de risco para o suicídio e como procurar ajuda.

A campanha, que marca o mês, visa despertar a conscientização da população sobre a prevenção do suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se da terceira causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos – no entanto, 90% dos casos poderiam ser evitados com atendimento e suporte psicológico. Os motivos são vários, entre eles, o receio das pessoas em falar sobre os seus sentimentos e dores.

A psicóloga Larissa Arantes enumera alguns possíveis motivos para as pessoas não falarem a respeito de sentimentos depressivos. “As pessoas que passam pela depressão têm receio de falar sobre isso, porque na maioria das vezes sentem-se negligenciadas. E seus sentimentos não são validados pela sociedade, o que piora muito a sensação de isolamento e solidão, agravando e potencializando o risco de suicídio.”

Ao final da ação, a profissional destacou que a campanha ocorre no mês de setembro, mas os atendimentos são realizados durante todo o ano, no HDS e em outras unidades. Pessoas em sofrimento psicológico já usuárias do HDS foram orientadas a deixarem os dados para contato, e a equipe da unidade providenciará agendamento para suporte psicológico ou encaminhamento para outros profissionais ou serviços, se for o caso.

Já em ação dirigida aos colaboradores da unidade, a instituição promove no decorrer desta semana palestras on-line com sua psicóloga Keila Mota de Sousa sobre o setembro amarelo, os potenciais sinais de alerta e o que deve ou não ser dito para quem está em risco de suicídio, entre outros assuntos sobre o tema.

Campanha Setembro amarelo salva vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Mais informações sobre a campanha do setembro amarelo podem ser vista no site do SetembroAmarelo.com

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos