Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Farmácia Solidária em Ivoti no Rio Grande do Sul

Farmácia Solidária auxilia a doação de medicamentos a população vulnerável na cidade

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Farmácia Solidária em Ivoti no Rio Grande do SulIvoti (RS) - A Secretaria da Saúde (SES) apoia a adesão dos municípios à lei estadual Solidare - Farmácia Solidária, que consiste no recebimento de doações de medicamentos por parte da comunidade, triagem e realocação dos insumos para a população mais vulnerável.

A lei 15.339/2019 é de autoria da deputada estadual Fran Somensi e até o início de fevereiro está em funcionamento pleno em 22 municípios. Em Ivoti, a Farmácia Solidária foi inaugurada em abril de 2021, e nos quatro primeiros meses já havia arrecadado mais de 60 mil medicamentos e repassado mais de 40 mil deles.

“A proposta desta lei é muito positiva para a população, tanto para quem tem remédios sobrando em casa quanto para quem precisa de tratamentos que, muitas vezes, são caros e pouco acessíveis. Entre os medicamentos que realocamos aqui na cidade estão alguns de uso contínuo de pessoas transplantadas, por exemplo”, explicou a responsável pela Farmácia Solidária em Ivoti, Rafaella Fagundes Pereira Lima. Ela explica que todos os medicamentos que são recebidos de doação passam por uma inspeção rigorosa, para análise da validade, cor e outros atributos.

“Recebemos doações de pessoas que compram um medicamento e descobrem que são alérgicas, ou não usam todos só comprimidos que vêm na caixa, ou até mesmo de pacientes que vieram a óbito”, completou Rafaella.

Em Santo Antônio da Patrulha a Farmácia Solidária está em funcionamento desde março de 2020. Permaneceu fechado por alguns meses no início da pandemia, mas está a plena desde agosto de 2020. “A proposta foi bem aceita na cidade, dentro e fora dos postos de saúde. Atualmente temos 900 famílias cadastradas para receber as doações”, falou a técnica de enfermagem Claudia Santos, responsável pela Farmácia Solidária no município. Ela diz que, além de beneficiar a população mais vulnerável, o projeto também protege o meio ambiente, uma vez que também ajuda a diminuir o descarte incorreto de medicamentos.

Com informações da secretaria estadual de Saúde do estado do Rio Grande do Sul. Foto de divulgação da farmácia.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos