Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Dia mundial de Combate à tuberculose no hospital Presidente Vargas (São Luís - MA)

Hospital Maranhense realiza importante programação especial em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Dia mundial de Combate à tuberculose no hospital Presidente Vargas (São Luís - MA)Maranhão - Na manhã desta quinta-feira (24), no Hospital Presidente Vargas, no bairro da Jordoa, em São Luís, foi realizada uma programação especial em referência ao Dia Mundial da Tuberculose. As atividades desenvolvidas incluíram a distribuição de brindes e lanches saudáveis ​​para pacientes e acompanhantes. Na ocasião, diretores, funcionários da área de saúde e especialistas falaram sobre pontos importantes sobre a doença.

“São várias ações para destacar os tratamentos e as formas de prevenir a tuberculose, tanto aqui no hospital quanto em outras unidades de saúde, a exemplo das UPAs Itaqui-Bacanga, Vinhais e Araçagi. Faremos rodas de conversa com os profissionais para destacar a importância do tratamento e combate à doença”, mencionou Thiago Leite, diretor administrativo do Hospital Presidente Vargas.
Atualmente, existem 269 pacientes ambulatoriais no Hospital Presidente Vargas. Em média, a unidade registra 78 novos casos de tuberculose por mês. Aqui podemos entender todo o diagnóstico com exames, radiografias, baciloscopia. Somos o hospital de referência no estado federal. Se o paciente precisar de um tratamento mais demorado, ele já está na enfermaria, se for para terapias mais simples, é necessário um exame mais detalhado, mas geralmente nós fornecemos os medicamentos para que ele possa receber esse tratamento em um posto de saúde mais próximo do hospital. em casa, explicou Tereza Morais, coordenadora do ambulatório de tuberculose.

A referência estadual para vigilância especializada é o Hospital Presidente Vargas, que também atende pacientes com tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR). O diagnóstico e o atendimento são realizados pela rede municipal em cada Unidade Básica de Saúde (USB).

A boa notícia é que a tuberculose é 100% curável. Basta tomar o medicamento corretamente por 6 meses sem interrupção. A vacinação BCG no primeiro ano de vida protege as crianças das formas mais graves de tuberculose. A melhor forma de tratamento é identificar e tratar o paciente rapidamente.

“O Brasil é um país continental, onde muitas vezes as ações não chegam às periferias. Ao mesmo tempo que o tratamento evoluiu, surgiu antibiótico que combate a doença, isso em 1945, basta diagnosticarmos a doença e tratá-la adequadamente”, reforçou o médico pneumologista Ariosvaldo Gaioso Neto.
Marcelo Ferreira Menezes foi ao Hospital Presidente Vargas com a mãe para ser tratado. Foi a primeira vez na unidade. Fomos muito bem recebidos e acolhidos, já nos encaminharam para todos os processos que precisamos realizar para o diagnóstico e tudo dará certo, temos muita confiança, destacou Marcelo.

Entre 2020 e 2021, o Maranhão teve um aumento nos casos notificados, com 2.608 e 3.045 casos, respectivamente. A coordenação do programa estadual de controle da tuberculose acredita que o aumento se deve à maior procura da população com suspeita de sintomas gripais da Covid-19 pelas unidades de saúde.

“São 140 anos da descoberta do bacilo da tuberculose. Portanto, é um momento de dar uma maior visibilidade à doença, lembrando que esse debate e trabalho de conscientização devem ser diários. Conscientizar que a tuberculose tem cura, trabalhar a questão do preconceito, já que a doença ainda é muito rotulada pela questão do isolamento social. Então, é um momento fundamental para trabalharmos todas essas temáticas”, pontuou Rosany Carvalho, coordenadora estadual do Programa de Tuberculose.
O Hospital Presidente Vargas faz parte da Rede Nacional de Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Com informações da secretaria estadual de saúde do Maranhão. Fotografia de Pixart.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos