Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Dia Mundial da Doença Rara - Campanha de Conscientização no dia 29 de Fevereiro

Último dia de fevereiro chama a atenção sobre as Síndromes e Doenças Raras em campanha nacional. Uma questão de saúde pública muito importante. Aprenda um pouco mais aqui

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Dia Mundial da Doença Rara - Campanha de Conscientização no dia 29 de FevereiroParaná - O Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado oficialmente em 29 de fevereiro (nos anos bissextos, antecipado para 28 em outros anos) visa conscientizar a população, órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde sobre os tipos de doenças raras existentes e sobre todas as dificuldades que seus portadores têm que enfrentar na obtenção de tratamento ou cura.

A data é comemorada em oitenta países e no Brasil a data foi instituída pela lei 13.693 de 2018. Não há banco de dados oficial no Brasil sobre essas doenças, por isso a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), em colaboração com a Fundação Ecumênica de Proteção aos Excepcionais (Fepe), criou o cadastro de síndromes e doenças raras (Sidora). O banco de dados estadual pretende identificar quem são as pessoas com doenças raras, onde são tratadas e acompanhar mais de perto. 

O Sidora conta atualmente com 476 pessoas pesquisadas, 231 doenças/síndromes identificadas, em 149 municípios. As cinco doenças de maior incidência no estado são fenilcetunúria, deficiência de biotinidase, porfiria e mucopolissacaridose.

FENILCETUNÚRIA

Dificuldade do organismo em metabolizar um aminoácido chamado fenilalanina. Este aminoácido está presente nas proteínas do leite e seus derivados, carnes, ovos e vegetais como feijão, lentilha e grão-de-bico.

DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE (DB)

É uma doença metabólica hereditária, em que o organismo não consegue fazer a sua reciclagem ou de usar a biotina ligada à proteína fornecida pela dieta. Clinicamente, manifesta-se geralmente a partir da sétima semana de vida, com distúrbios neurológicos e cutâneos, tais como crises epiléticas, hipotonia, microcefalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alopecia e dermatite eczematoide.

PORFIRIA

É um grupo de doenças raras causadas por um defeito na produção de enzimas da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Existem dois tipos de porfirias. A primeira diz respeito à genética hereditária e a segunda divide as porfirias em cutânea e aguda, com sintomas e sinais específicos. 

MUCOPOLISSACARIDOSE

São doenças genéticas raras que afetam a produção de enzimas - proteínas necessárias para vários processos químicos no corpo, cuja deficiência pode causar vários distúrbios. Uma doença rara é de origem genética e não hereditária, e a linha de cuidado às pessoas com essas doenças é organizada por meio da atenção primária e da atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 19 instituições qualificadas e especializadas para o atendimento de doenças cardiovasculares, distribuídas pelos estados. O Paraná tem dois, o Hospital Pequeno Príncipe, habilitado desde 2016, atendendo pacientes de 0 a 15 anos, e o complexo Hospital de Clínicas, que atende a esses pacientes desde 2021.

Em aproximadamente seis anos, foram realizados 5.503 atendimentos no Hospital Pequeno Príncipe e 154 no Hospital de Clínicas desde o credenciamento no MS. 

INFORMAÇÕES

Cerca de 13 milhões de brasileiros têm diagnósticos de doenças raras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número exato de doenças raras não é conhecido: estima-se que existam entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo, aponta o Ministério da Saúde.

FEVEREIRO LILÁS

Desde 2015, foi instituído no Paraná o Fevereiro Lilás, que promove uma mobilização da sociedade, do Governo e de associações civis quanto à importância do conhecimento sobre Síndromes e Doenças Raras (DR). Um mês dedicado a esta causa.


Com informações da secretaria de saúde do estado do Paraná. Foto de divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos