doença rara que causa alteração sensitiva e motora que acomete os neurônios periféricos, que são responsáveis pelo trânsito de informações entre a medula e os membros inferiores e os superiores.
A doença possui progressão simétrica, logo o indivíduo vai perdendo a sensibilidade e a movimentação a partir das extremidades em ambos os membros inferiores podendo evoluir para as demais regiões do corpo.
O sinal mais perceptível é a fraqueza progressiva que ocorre, geralmente, nessa ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço.
Essa doença é autoimune, ou seja, o sistema imunológico passa a atacar parte do sistema nervoso. Isso ocorre porque o organismo do indivíduo reage de forma exagerada a uma infecção e consequentemente passa a atacar as células do próprio corpo
A infecção prévia, geralmente, ocorre 6 semanas antes do início dos sintomas de Guillain-Barré mas a ausência de uma doença anterior não é considerada um fato que impossibilita o diagnóstico de SGB.
O contato com outras pessoas que sofreram com SGB pode auxiliar o indivíduo a entender sua condição e orientar o processo de recuperação
Espero que, através deste artigo, você possa ter aprendido um pouco mais sobre a doença de Síndrome de Guillain-Barré.
Esta Webstory foi Escrito por Daniela Cruz, estudante de medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Clique no link para ler a matéria completa!