A síndrome mão-pé e boca é uma doença viral que pode acometer indivíduos de todas as idades embora seja mais frequente em crianças menos de 5 anos de idade que podem apresentar casos mais graves da doença.
Doença mão-pé e boca é um Vírus infantil comum que causa feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés.
O vírus é transmitido diretamente por via oral-fecal, oral-oral ou pelo contato com gotículas de saliva do indivíduo infectado
A doença mão-pé e boca é autolimitada, ou seja, é divida em três fases que marcam seu início, meio e fim. Veja o desenrolar das fases no link abaixo.
O tratamento da doença mão-pé e boca é baseada na redução do desconforto dos sintomas, como o uso de analgésicos, antitérmicos e hidratação, além do isolamento social do indivíduo infectado.
O principal método para evitar a contaminação é a prevenção, que consiste em medidas de higiene e cuidado na hora da troca de fraldas e a lavagem de mãos frequentes, além de higienizar objetos que possam estar contaminados.
A criança infectada deve ficar afastada de grandes aglomerações e da escola durante o período de infecção, evitando também beijos e abraços.
Clique no link abaixo e veja mais sobre a síndrome Doença mão-pé e boca em nosso site